O termo “Iconografia” provém do grego “eikon” que significa imagem e “graphia” que significa escrita, “escrita da imagem”. A iconografia é uma ciência de identificação, descrição, classificação e interpretação de símbolos associados a temas nas artes visuais na medida em que identifica, descreve, classifica e interpreta imagens na representação de determinado tema.
É uma área de estudo que investiga sobre a origem das imagens. Até o século XVI, a iconografia referia-se ao significado simbólico de imagens religiosas, sendo actualmente amplificada nos estudos da história e demais estilos de representação.
A distinção entre iconografia e iconologia surgiu através de Panofsky. Segundo Panofsky, a iconografia era o estudo do tema ou assunto, e a iconologia, o estudo do significado.
A percepção iconográfica de uma pessoa carregando uma tocha de fogo pode subtender na iconologia uma intenção de guerra ou de proteção na escuridão, dependendo do significado da imagem.
Nas grandes bibliotecas, há as salas de iconografia onde se encontra literatura cujo conteúdo é rico em imagens provindas de ilustrações, fotografias e impressões. A iconografia auxilia muito no entendimento das fases históricas na percepção de seus símbolos inerentes.
Fontes:
0 comentários:
Enviar um comentário