segunda-feira, 30 de maio de 2011

Apple


A Apple é uma empresa multinacional norte-americana, é fundada por Steve Wozniak e Steve Jobs com o nome de Apple Computers, no Ano de 1974, na Califórnia.
 Esta empresa actua no ramo de aparelhos electrónicos e informática, desenvolve, vende e oferece suporte a uma série de computadores de marca registada, e o seu próprio sistema operacional, entre outros.
Entre os produtos mais conhecidos da empresa está a linha de computadores Macintosh, o seu sistema operacional Mac OS X e a linha iPod (reprodutores de mídia portáteis), o iTunes (que serve de plataforma para a venda de audiobooks, filmes, jogos, música, programas televisivos e videoclipes). A Apple construiu uma reputação distinta na indústria de informática e sistemas multimédia, devido à sua filosofia de design, às suas raízes “alternativas”, às suas campanhas publicitárias, o que originou um grupo de consumidores devotos de modo incomum à empresa e à marca.
Recentemente expandiu-se no mercado com a criação do smartphone, iPhone e do sistema de vídeo digital Apple TV,
A titulo de curiosidade mencionamos que o nome "Macintosh" é uma homenagem às maças do tipo "McIntosh Red", muito comum nos Estados Unidos, e o símbolo da empresa, uma maçã já mordida, lembrando a maçã de Isaac Newton, sendo que a mordida representa o senso de descoberta.

Argumento

Esta plataforma Web não esta direccionada a um publico alvo, nem a uma facha etária especifica, muito menos a um género. Contudo é utilizada por um público segmentado, não por imposição da marca mas por escolha uma vez que a Apple cultivou uma base de consumidores que lhe é devota de modo incomum. Este fenómeno pode ser justificado pelo desenvolvimento de uma serie de produtos de elevada qualidade, o que levou a que os produtos fossem preferencialmente utilizados por um público profissional/técnico, tendo em conta serem necessários elevados conhecimentos para a utilização dos produtos disponibilizados pela marca nomeadamente no mundo da produção musical, criação de imagem/vídeo, modelação 3D, entre outros.


Características Técnicas

Com esta plataforma, a Apple pretende promover a divulgação dos seus produtos, colocando estrategicamente em destaque os artigos mais recentes.
O potencial cliente, ao consultar o site pode além de obter informações de todas as características e potencialidades do Hardware e Software, dispõem de todos os meios e condições para efectuar uma compra on-line daquilo que pretende adquirir, facilitando desta forma o processo de aquisição do produto.
No site podemos ainda encontrar um apoio técnico para os seus produtos, disponibilizando manuais, características técnicas, contactos, etc…
Quando o utilizador abre a página depara-se com a intenção clara de venda, mostrando em destaque as últimas novidades.
A plataforma online da Apple assenta numa estrutura muito intuitiva e extremamente organizada. Facilmente qualquer utilizador, independentemente dos seus conhecimentos informáticos, encontra o que procura entre a imensa oferta que a plataforma oferece. Todos os seus produtos estão devidamente identificados e organizados segundo o nível de importância que representam para a marca.





Layout e Grafismo

Todo o grafismo utilizado na concepção do layout da página por si faz lembrar o design dos produtos comercializados. É notória a predominância da cor branca, do cinza suave, a cor preta a fazer contraste e da letra robusta e arredondada.
A barra de navegação, à semelhança dos produtos desenvolvidos pela marca, tem formas arredondadas. Quando de movimenta o cursor sobre as várias secções da barra, esta altera a cor do fundo da secção seleccionada para um cinza mais escuro e a cor da letra de preto para branco. Quando se “Prime”, esta intui a sensação como se de um botão físico se tratasse e do consequente movimento. A secção seleccionada, altera a cor do fundo para preto, identificando assim a selecção de conteúdo onde o utilizador se encontra a navegar.



Conclusão

Através da análise que elaboramos à plataforma Web, concluímos que a Apple é um modelo a seguir, tendo em conta a abordagem extremamente eficaz das diversas tipologias que nos propusemos abordar, uma vez que se trata de dum site de extrema simplicidade e de fácil interactividade, contudo extremamente completo e organizado, à imagem e semelhança da politica da marca. Este fenómeno é devido a diversos factores como por exemplo o seu design tão característico, todavia embora relevante esse não é o principal motivo do sucesso da marca, mas sim as estratégias empresariais e de marketing definidas, uma vez que através da uma divulgação eficaz se consegue abranger de forma bem sucedida e a larga escala o publico em geral, não impondo a marca qualquer restrição etária, de género ou classe social.

Tendo em conta a pertinência para enquadrar a Apple num contexto de arte interactiva queremos ainda mostrar que actualmente os produtos da marca, são utilizados também como acessórios de moda na medida em que alguns utilizadores os utilizam não sendo relevante as características técnicas, mas sim como meio de ostentação estética, mais uma vez este fenómeno não se deve a nenhuma imposição da marca mas sim ao relevo que esta tem relativamente as restantes ao nível de aspectos estéticos arrojados, com linhas próprias e características absolutamente dispares de qualquer outro produto dos mesmo segmento de mercado.


WebGrafia:

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes